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Dicas

CONSELHOS ÚTEIS

CONSELHOS A QUEM PRETENDE SER MODELO

Certifique-se de que pode ser uma grande modelo. Este mercado não é para quem é mais ou menos. É só para competentes. Comece procurando sempre o melhor: a melhor escola de modelos, a melhor agência, o melhor mercado. Busque só os melhores. Se várias pessoas disserem que você não é adequada para a carreira, é melhor acreditar, a menos que tenha um bom agente que saiba por você. Mantenha a família envolvida em todas as etapas da carreira. É uma carreira curta. Depois de dez anos, a pessoa volta à vida normal. É importante se preparar para este momento. Aprenda inglês para conduzir à carreira. Muitas meninas se perdem por não conseguirem se comunicar. Mandamento número 1: a primeira impressão é a que fica. Todos os dias você deve manter a boa aparência e também uma boa atitude para impressionar as pessoas. Você não terá a oportunidade de encontrar casualmente o editor da Vogue duas vezes. O mercado é volúvel, trata as modelos como objeto, e quando elas vencem na carreira, passam a ser tratadas de outra maneira. É importante a modelo não acreditar que o mundo também é um objeto. Elas precisam ter respeito para com as pessoas e para com elas mesmas
 

CONSELHOS IMPORTANTÍSSIMOS AOS PAIS

Telefonar e estar sempre presente. Não acredite nunca que a filha é independente. Uma jovem de 16 anos, não importa o seu modo de viver, será sempre uma criança de 16 anos. – A presença dos pais é fundamental. Por exemplo, conheci uma mãe que toda vez que a filha mudava de cidade, ela ia antes e checava se estava tudo em ordem, enchia a geladeira e tefonava sempre. É raro ver pais presentes. – Não é na adolescência que os pais conseguem educar os filhos. A base vem antes, na infância, é ela que resolve tudo. Há modelos que desde os 14 anos vivem em Nova York ou na Europa sem os pais. É a educação de casa que garante a base para a vida
 

A CARREIRA DE MODELO

Modelo como a palavra diz, é aquela ou aquele que representa o ideal, uma pessoa digna de ser imitada, que é um molde por corresponder ao padrão de beleza e comportamento de uma época. Uma modelo é, antes de mais nada e acima de tudo, uma mercadoria. A modelo é exatamente igual a uma calça jeans exposta na arara da loja, ou seja, será observada, avaliada, julgada e talvez escolhida. Existem dois caminhos possíveis dentro do universo da carreira de modelo. O primeiro é o comercial, o de anúncios e catálogos. O segundo é o editorial, o das passarelas e das seções de moda das revistas – também conhecido como Fashion. No comercial a modelo ganha bem, mas não tem visibilidade. No editorial existe menos dinheiro, mas ampla visibilidade. Uma aspirante a modelo fashion tem que saber que para entrar neste mercado tão competitivo ela tem que ter mais de 1.70 metro e pesar de 15 a 20 quilos a menos do que a altura, se você não tiver estas medidas, não desanime, nada impede de você ser uma modelo comercial de sucesso, desde que é claro esteja bem preparada para o mercado.
 
 

O VOCABULÁRIO DO MODELO

 
 

ACERVO

Local onde é guardado o material (roupas, sapatos, acessórios…) que as produtoras recebem das lojas para vestir os modelos nos editoriais e desfiles.
 

APONTAMENTO

Visita marcada para o modelo ser apresentado ao cliente. AGÊNCIA-MÃE – É a agência responsável pelo planejamento e acompanhamento da carreira do modelo. Geralmente é a agência que revelou o modelo para o meio, ou foi a primeira a agenciá-la.
 

ARARA

Estrutura de metal ou madeira sobre rodas. Serve para as produtoras pendurarem roupas que serão usadas em um editorial ou desfile de moda
 

BOOK

Pasta ou álbum com fotos de rosto e corpo inteiro. Tem a finalidade de mostrar a versatilidade, a fotogenia e a personalidade do modelo.
 

BOOKER

Profissional responsável pelo agenciamento e negociação do cachê do modelo junto ao cliente.
 

CALL-BACK

Após a seleção através do casting.php, os selecionados são chamados pelo cliente para uma seleção mais rigorosa.
 

CAST

Elenco de uma agência de modelos.
 

CASTING

São as fotos e dados dos modelos de uma agência, com o perfil solicitado pelo cliente para a seleção de algum trabalho.


COMPOSITE

Um cartão de visita grande, com nome, fotos do modelo, medidas, cor dos olhos, cabelo e pele. Além dos dados para contato com a agência do modelo.
 

CHARTER

É a planilha com todos os dados relacionados à agenda de trabalho dos modelos.
 

EDITORIAL

São as matérias de uma publicação sobre os mais diversos temas.
 

FOTOGENIA

Ter um bom perfil para ser fotografado. Sair bem nas fotos.
 

FREE-LANCE

Profissional que trabalha por conta própria.
 

LOOK

Produção visual de cabelo, maquiagem, figurino e acessórios que compõem o estilo do modelo em um determinado trabalho.
 

MAKING OF

Bastidores de uma filmagem ou sessão de fotos.
 

MAKE-UP

Maquiagem.


METIER

Meio específico de uma determinada categoria profissional.


NEW FACE

Aquele que acaba de ingressar na carreira de modelo.
 

OPEN CALL

Hora definida para aspirantes a modelo visitarem uma agência, e a agência conhecer os pretendentes.
 

PORTFÓLIO

Pasta de apresentação com os melhores trabalhos do cliente.
 

PRÉ-EDITADO

Diz-se quando o modelo foi selecionado para um trabalho (geralmente por foto) e deve aguardar uma decisão final.
 

PRÊT-A-PORTER

(Pronta para vestir) – Coleção que não é feita sob encomenda. Roupas que não são feitas sob medida.
 

PRODUTOR DE MODA

Profissional que escolhe as roupas, destacando o que o modelo tem de melhor.
 

PROVA DE ROUPA

Antes de um desfile ou trabalho de showroom, são feitos os últimos ajustes na roupa, sendo decidido o que o modelo irá usar e em quantas entradas.
 

SCOUTER

(Olheiro) – Pessoa ligada a uma agência, que frequenta lugares com público jovem em busca de novos talentos.
 

STILL

Fotografia de produtos.
 

TAKES

Tomadas de imagem em foto ou filme.
 

TOP MODEL

Modelo que faz trabalhos prestigiados. Esta no topo da carreira.
 

VIDEO BOOK

Book feito em vídeo, incluindo trabalhos já realizados,muito bom e recomendado para quem pretende figurar em comerciais de TV e até mesmo como ator e atriz.
 

WORKSHOP

Espécie de curso intensivo, onde se tenta passar o máximo de informação em um mínimo de tempo.
 
 
Texto: Como ser uma modelo de sucesso – A…Z 
Costanza Pascolato e Milly Lacombe